Tishman Speyer, Caparaó e Codeme fazem a entrega do novo ícone imobiliário de minas gerais


Concórdia Corporate une tradicionais empresas do setor em um empreendimento de padrão internacional

Imagem em destaque do Post

Daniel Cherman, Cristina Valle e Ney Bruzzi

A Tishman Speyer, uma das maiores proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos em imóveis de alto padrão do mundo, a Caparaó, a construtora mais antiga e uma das mais tradicionais do Estado, e a Codeme Engenharia, empresa referência no segmento de estruturas metálicas, promovem no próximo dia 03 de abril a entrega do novo ícone de Minas Gerais: o Concórdia Corporate.

O empreendimento marca a entrada da Tishman Speyer no mercado imobiliário local e segue os mesmos conceitos e tendências já adotados pela empresa na concepção de projetos sustentáveis em todos os países onde atua. No Brasil, este é o caso da Tower Bridge, em São Paulo, do AQWA Corporate, no Rio de Janeiro, e do Green Towers Brasília, na capital federal.

“O projeto do Concórdia segue o mesmo modelo que temos adotado há mais de 20 anos no Brasil, com grande sucesso, por meio de parcerias com empresas sólidas e tradicionais em seus mercados, como é o caso da Caparaó. Nossa atuação está baseada em uma visão de longo prazo e de troca de experiências que resultam no desenvolvimento de projetos diferenciados, que se transformam em referência para empreendimentos futuros”, afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil.

“O Concórdia Corporate está à altura dos melhores edifícios de escritórios do mundo. O empreendimento é resultado de uma parceria que enche a Caparaó de orgulho, pelos valores e princípios que compartilhamos com a Tishman Speyer, e vem para reafirmar o nosso compromisso com a paisagem urbana”, reforça a vice-presidente da Caparaó, Maria Cristina Valle.

O empreendimento

O Concórdia Corporate está localizado em um terreno de 7,6 mil metros quadrados, na Alameda Oscar Niemeyer, no bairro Vale do Sereno. Foi concebido e está pré-certificado para receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Gold. O selo é concedido pelo U.S. Green Building Council, uma organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, nos Estados Unidos, que tem o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental de edifícios.

Seguindo esses padrões internacionais de sustentabilidade, a equipe responsável pelo projeto, desde a fase inicial da obra, preocupou-se em reduzir os impactos ambientais provocados pela construção e, após a ocupação do empreendimento, adotando como premissas: incremento da eficiência energética, diminuição do consumo de água, controle de ruídos e resíduos, uso de materiais reciclados, controle do ar em ambientes internos, entre outros.

As soluções utilizadas incluem o gerenciamento de resíduos, a utilização de materiais locais na parte de acabamentos e o cuidado tomado para evitar a saída de sedimentos do perímetro que envolve o empreendimento, durante a fase de obras. Agora, em operação, além da qualidade das instalações, o empreendimento contará com sistemas que diminuem o desperdício de água e economizam energia, elevadores com chamada antecipada, dentre outras tecnologias.

Integração com a cidade

O Concórdia Corporate é composto por 31 pavimentos-tipo na torre, divididos em Zona Média, do 1º ao 14º andar, e Zona Alta, do 15º ao 31º pavimento. Um dos diferenciais do empreendimento é a integração entre suas diversas áreas localizadas no térreo com um projeto paisagístico desenvolvido pelo escritório Burle Marx. O jardim localizado na entrada da torre une o lobby de pé-direito triplo com as lojas e os diversos acessos.

O hall de entrada é impactante e grandioso. O piso em quartzo Azul Macaúbas é majestoso e suas chapas foram cuidadosamente escolhidas e assentadas de forma a promover a continuidade dos veios. Um exuberante painel em mogno maciço remete às curvas da paisagem do entorno, contrastando com as paredes em nanoglass e vidros que emolduram as montanhas de Minas Gerais.  No térreo, os usuários podem desfrutar de um mall com quatro lojas e um restaurante. Anexo ao empreendimento, mas com entrada independente da torre, na Rua das Acácias, existem ainda quatro lofts, de 300m² divididos em quatro pavimentos.

A fachada, totalmente em pele de vidro sobre estrutura mista de concreto e aço, permite uma vista panorâmica de 360o do entorno. Nos pavimentos-tipo, o peitoril com 25 cm de altura favorece a luminosidade natural, proporcionando visibilidade piso-teto. Visando total flexibilidade, os pavimentos foram projetados com as respectivas áreas técnicas e banheiros junto ao core – núcleo central do empreendimento –, o que possibilita ao futuro locatário maior liberdade na escolha do layout, bem como previsões para banheiros privativos internos nas salas.

O empreendimento conta com 16 elevadores, sendo 10 sociais, 01 de serviço e 01 privativo. Ainda possui 03 elevadores exclusivos para acesso aos subsolos e estacionamento. O edifício possui também 01 elevador retrátil recomendado para acesso ao heliponto.  As unidades sociais estão divididas conforme cálculo de tráfego, das quais 06 servem à Zona Alta e 04 à Zona Média. Os comandos são acionados por um moderno painel touch, inédito no Brasil, que gerencia o sistema de chamada antecipada, permitindo que o usuário escolha o andar antes mesmo de entrar no elevador. Esse sistema reduz o consumo de energia e aumenta o desempenho dos equipamentos, otimizando sua performance em até 25%.

Cinco níveis de garagem, com um total de 788 vagas para estacionamento, e um sexto pavimento destinado exclusivamente para depósito das unidades, compõem o subsolo, no qual também foi prevista uma área de docas e expedição, destinada exclusivamente para carga e descarga de materiais e outras funcionalidades, com entrada independente pela Rua das Acácias.

Sobre a Tishman Speyer

A Tishman Speyer é uma das maiores proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos imobiliários de alto padrão do mundo. Com sede em Nova York e escritórios por toda América do Norte, Europa, América Latina, Índia e China, já adquiriu, desenvolveu e operou mais de 403 projetos, totalizando quase 16 milhões de metros quadrados, avaliados em mais de US$ 86,1 bilhões. Essa lista inclui ícones internacionais como o Rockefeller Center, Chrysler Center e o Estádio Yankee, em Nova York, o Messeturm e Opernturm, em Frankfurt, Sony Center em Berlim, Centrium, em Londres, Lumière e Bourse, em Paris, dentre outros.

No Brasil há 22 anos, desenvolveu alguns dos grandes marcos do mercado de São Paulo, como a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, até hoje considerado um dos maiores e mais modernos empreendimentos comerciais da América Latina, o Rochaverá Corporate Towers, a Tower Bridge e o Faria Lima 3500. Na região de Alphaville, vizinha à capital paulista, desenvolve o Castelo Branco Office Park. A empresa também atua nas cidades do Rio de Janeiro, onde entregou no final de 2017 o AQWA Corporate, na região do Porto Maravilha, além de Brasília, onde desenvolveu um dos primeiros empreendimentos sustentáveis da capital federal, o Green Towers Brasília.

 Sobre a Caparaó

Desde 1957 a Construtora Caparaó constrói a sua história, com dedicação, confiabilidade, inúmeros compromissos assumidos e cumpridos com elevado padrão de acabamento. A empresa é pautada em valores máximos de ética e seriedade e tem como principal premissa satisfazer os anseios de seus clientes em produtos desenvolvidos com excelência construtiva e esmero na execução. Sempre imbuída do seu constante compromisso com a paisagem urbana da cidade, a empresa atua na prestação de serviços sob forma de empreitada ou administração, e na incorporação e construção de obras próprias residenciais e comerciais. São mais de 2 milhões de m² executados e entregues pontualmente.

A ousadia e a inovação fazem da marca; um selo exclusivo de requinte, beleza e reconhecimento conquistado através de importantes prêmios do setor imobiliário nacional e mundial, com destaque para o Prêmio Master Imobiliário 2013, recebido na categoria comercial com o empreendimento Renaissance Work Center, atual sede da empresa, situada na Rua Paraíba, 550 – 24º andar, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte e para o maior Prêmio latino-americano de Arquitetura Corporativa, em 2013, recebido com o Concórdia Corporate. A Caparaó segue sua trajetória, com o compromisso de satisfazer as expectativas de todos os que participam dessa construção, tornando-se referência no mercado de incorporações de alto luxo.

Sobre a Codeme Engenharia

A CODEME, com uma trajetória de sucesso de 35 anos, é a maior empresa de Construção em Aço do Brasil, reconhecida pela competência técnica, excelência de sua Engenharia e experiência acumulada na realização de grandes obras.

A empresa possui fábricas que se destacam entre as maiores e mais modernas do país e um corpo técnico altamente qualificado. Mantém um amplo domínio de suas etapas construtivas atuando diretamente no cálculo, detalhamento, fabricação e montagem das estruturas metálicas, oferecendo soluções completas e inovadoras e proporcionando inúmeros diferenciais competitivos a seus clientes, nos segmentos de Andares Múltiplos, Prédios Industriais, Infraestrutura e Óleo e Gás.

O Concórdia Corporate é mais um grande empreendimento realizado pela CODEME. Toda a estrutura metálica foi concebida para atender as necessidades do projeto. A solução estrutural adotada é composta por vigas mistas, pilares mistos tubulares preenchidos por concreto, lajes mistas em steel deck e núcleo de concreto armado, responsável pela estabilização do edifício, permitindo uma construção moderna, arrojada e maximizando os resultados desta bela obra.

 

0 Comentários