Decoração que faz a diferença

Apartamentos decorados têm sido utilizados para dar aos consumidores uma ideia melhor acerca do imóvel.

JULIANA SIQUEIRA - Jornal O Tempo 

Os apartamentos decorados podem ser uma ótima opção tanto para as construtoras quanto para os compradores. Nesta entrevista realizada para O TEMPO, Leticia Valle e Thais Valle, arquitetas da Construtora Caparaó, falam a respeito desse tipo de imóvel e das suas possibilidades.

De que forma os apartamentos decorados contribuem para aumentar as vendas da empresa?
A Caparaó sempre teve a iniciativa de decorar as unidades de seus projetos, pois acredita que isso facilita o entendimento do cliente sobre o apartamento – o que cabe dentro dele, suas dimensões, além de poder já vislumbrar qual o mobiliário se adequa no imóvel.

Como é feita essa decoração? Quais elementos são mais valorizados?
A decoração é feita no departamento de arquitetura da Construtora, sob a supervisão da arquiteta e vice-presidente Maria Cristina Valle. Nesse processo, contamos com parceiros que têm o perfil do empreendimento que estamos trabalhando. Além disso, por meio de nosso detalhamento, buscamos valorizar os diferenciais de cada apartamento.

Há espaço para a personalização?
A Caparaó desenvolveu o sistema Option Line, que permite que os proprietários possam modificar sua unidade, tornando-a única e totalmente personalizada. Oferecemos esse serviço de personalização durante a fase de obras para que o proprietário escolha, dentre as opções oferecidas, a mais compatível com suas necessidades. São diversas opções de kits, como espelho e box nos banheiros, forro de gesso, armários, que podem ser vistas nos apartamentos decorado.

Quais são os benefícios para os consumidores? E qual é o investimento?
Quem compra um decorado não precisa pensar em mais nada na hora de se mudar. Está tudo pronto. Geralmente, um apartamento decorado custa entre 30% e 35% do valor do imóvel. A unidade decorada é vendida exatamente no estado em que se encontra e seu preço é especial em virtude da condição que conseguimos na compra de determinados produtos.

O retorno é garantido?
O investimento realizado no decorado ainda é menor do que se fosse contratado um projeto novo. A repetição de uma decoração é possível de ser realizada pela Construtora e pode ter uma variação de preço pela ocasião de compra dos produtos. Em todo caso, apesar dessa variação, a compra ainda é vantajosa para o cliente.

A procura por esse tipo de produto é muito grande? O interesse por parte das pessoas vem aumentando?
Esse mercado de procura por modelos decorados existe e é pujante. Com a correria do dia a dia, é muito mais fácil você comprar um apartamento que, quando você mudar, já está pronto para morar. Não precisa ter dor de cabeça ou ficar preocupado com atraso na entrega de móveis e com as obras na unidade. No decorado, a pessoa já se vislumbra na casa e já sabe que é ali que ela quer morar. No #SELFIE, que segue a tendência dos apartamentos compactos, por exemplo, tivemos várias solicitações para a adaptação de um modelo decorado. Diante dessa demanda, desenvolvemos uma segunda opção de decoração, mais simplificada e compatível com os interesses dos investidores.

A construtora disponibiliza, inicialmente, um apartamento decorado em cada imóvel, mas é possível que os consumidores solicitem esse mesmo modelo. A demanda costuma ser alta?
O nosso objetivo na Caparaó não é vender a repetição da decoração da unidade mobiliada, mas isso acaba sendo uma facilidade enorme para o cliente. Buscando a satisfação dele, acabamos fazendo até mesmo, em alguns casos específicos, uma decoração nova e personalizada para atender às suas expectativas.

Como essa tendência vem se estabelecendo no setor?
Os apartamentos decorados se tornaram fundamentais ferramentas para os potenciais clientes, pois possibilitam ao comprador perceber uma gama de possibilidades de uso e aproveitamento do ambiente – o que, num imóvel sem mobiliário, seria difícil de imaginar. Com uma unidade decorada aberta à visitação, o cliente consegue visualizar melhor o produto, ter uma noção mais clara do espaço, e esse contato vai despertar o desejo de querer morar naquele lugar. Para a Caparaó, isso se tornou um atrativo especial, uma vez que nessas unidades os clientes têm contato com os projetos de decoração e com o alto padrão de qualidade e dos materiais escolhidos pela Construtora.

A inovação é um aspecto importante nesse tipo de negócio?
A originalidade e a modernidade são algumas das premissas na decoração dos apartamentos da Caparaó. Para conseguir estar sempre a par do que há de mais novo e as tendências no mercado moveleiro e de design de interiores, a arquiteta e vice-presidente da Construtora, Maria Cristina, visita anualmente o Salone del Mobile, uma feira de design que acontece em Milão, na Itália. Nesse evento, é possível identificar o que está acontecendo lá fora e trazer as tendências observadas para os nossos produtos.
Mais Notícias

Notícias Relacionadas: