Imagem em destaque do Post

Selo Casa Saudável Ní­vel A

O Residencial Albert Scharlé conquistou o ní­vel máximo do Selo Casa Saudável, mas o que significa isso?

O Selo Casa Saudável é uma Certificação de projetos, edificações, profissionais, produtos e manutenção voltados para a construção civil cujo objetivo é assegurar/validar que os ambientes construídos sejam saudáveis e/ou promovam bem estar. O Selo Casa Saudável (SCS) é conferido a projetos, a edificações, a profissionais, a produtos e a métodos de manutenção que promovam a saúde e o bem estar das pessoas.

O Selo Casa Saudável para Projetos certifica que o mesmo atende uma série de padrões pré-estabelecidos que garantem a qualidade dos materiais a serem empregados, o desenho técnico, os projetos elétricos, hidráulicos, luminotécnicos e acústicos, o paisagismo, a sustentabilidade e a manutenção saudável. Esses parâmetros são analisados e a certificação pode variar entre A, B ou C, sendo “A” a nota máxima possí­vel. A certificação garante que o empreendimento tenha uma qualidade de vida superior e propicie aos seus moradores um bem-estar e saúde elevados.

Como funciona?

O projeto é enviado, dentro de determinadas especificações, para o Instituto Casa Saudável, onde passará por uma série de análises documentais e avaliações rigorosas, que serão posteriormente processadas e, caso obtenha sucesso, o projeto é certificado com um dos selos.

Quais são os benefícios?

Os parâmetros seguidos pela certificação, garantem que a qualidade de vida seja melhorada através do próprio ambiente em que se vive. Vamos contar aqui o que fizemos no Residencial Albert Scharlé.

Qualidade do Ar – Redução na contaminação do ar em três esferas: química, físico-química e biológica. Foi construída uma torre única em um terreno de mais de 6.000m², o que permite um ar mais puro e com uma circulação privilegiada. Além disso, são utilizados materiais de baixa radioatividade e que não liberam compostos tóxicos, diminuindo ainda mais a contaminação do ambiente.

Luminosidade – A iluminação deve ser o mais natural possível, para garantir absorção de vitamina D e a produção de serotonina.  Utilizamos iluminação natural nos ambientes durante o dia e janelas com venezianas integradas, projetantes e com palheta amadeirada que garantem escuridão total nos quartos. Dessa forma, aumentamos o conforto nos quartos e reduzimos o estresse dos moradores.

Eletromagnetismo – É reforçado pela OMS que a exposição dos indivíduos a campos eletromagnéticos é prejudicial e pode aumentar a chance de doenças como o câncer e leucemia. A precaução é então manter essa poluição eletromagnética dentro de níveis mínimos, e a recomendação que seguimos do selo é manter interruptores e tomadas afastados 40cm das camas.

Acústica – A poluição sonora causa irritabilidade, distúrbios do sono e estresse. Portanto, é importante que o empreendimento seja localizado em um quarteirão de ruas tranquilas e que os quartos e áreas de circulação íntima possuam manta acústica no piso.

Materiais de Construção – É importante que os materiais utilizados possuam baixa radioatividade, elementos atóxicos e que não interfiram no campo magnético. Os granitos utilizados no projeto atendem essas especificações.

Qualidade da Água – A água utilizada no projeto não deve ser apenas potável, mas saudável, com pH e componentes químicos fundamentais para uma vida saudável, não somente para hidratação, mas também nas torneiras e chuveiros.

Projeto Arquitetônico – Cada espaço deve ser único e refletir os seus moradores, por isso utilizamos o Option Line, que permite ao proprietário a personalização de seu apartamento.

Paisagismo – O projeto de paisagismo deve envolver plantas que ajudem a limpar o ar, plantas comestíveis e o menor número possível de plantas tóxicas. Além disso, não deve utilizar adubos, pesticidas, nem herbicidas tóxicos. Luiz Carlos Orsini assinou o paisagismo do empreendimento com floração durante todo o ano, 30% de espécies comestíveis e ausência de espécies tóxicas.

Manutenção – Manter essa habitação nos parâmetros de salubridade do selo envolve a utilização de produtos que também sejam saudáveis. Para isso, temos a Sparta Manutenção, do Grupo Caparaó, responsável pela manutenção dos edifícios da construtora.

Sustentabilidade – Ser sustentável é cuidar das pessoas, do meio ambiente e dos recursos financeiros. Algumas medidas tomadas pela Caparaó são a gestão dos resíduos sólidos e efluentes líquidos gerados pela obra, chuveiros com vazão eficiente e descargas com caixa acoplada e sistema Dual Flux, que reduz o consumo de água em até 60%.

Quer saber mais? Visite o site do Selo Casa Saudável aqui.

0 Comentários